Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

29
Mar 08

Marx moderno no Século XXI
2. Unidade fundada numa luta de ideias viva e polémica

Lénine não confundiu rigor teórico e firmeza de princípios com rigidez, dogmatismo ou monolitismo. Defendeu e praticou uma concepção viva de centralismo democrático, patente nas inúmeras polémicas com os mencheviques, em maioria ou em minoria na direcção e nos congressos. Mesmo depois da constituição dos bolcheviques como partido independente (1912) as polémicas continuaram, dentro e fora do partido: sobre a natureza do imperialismo como estado supremo do capitalismo; contra o governo provisório e todo o poder aos sovietes - táctica exposta nas Teses de Abril, em polémica com a maioria do CC, incluindo Stáline. No Verão de 1917 promoveu a entrada de Trotsky (até aí centrista) directamente para o CC bolchevique, apesar das ásperas polémicas que tiveram e continuariam a ter - paz de Brest-Litovsk, sindicatos, etc.
Só numa situação de excepcional gravidade, como a denúncia pública da data da insurreição de 25 de Outubro, Lénine exigiu a expulsão de Kamenev e Zinoviev; mas, já depois da vitória, esta não foi aceite pelo CC e Lénine continuou a conviver com eles no partido e na direcção. É verdade que o 10.º Congresso do Partido Bolchevique (1921) exigiu a dissolução das fracções organizadas - Oposição Operária, Centralismo Democrático, etc. - "sob pena de expulsão imediata do partido", considerando-as "um luxo inadmissível" numa Rússia saída da guerra civil, enfrentando a revolta de Kronstad e a fome generalizada. Mas nada autorizava que esta decisão excepcional (1) fosse transformada em lei e fizesse escola no PCUS e no MCI, muito para além deste contexto.
Aliás, o próprio Lénine, no último relatório ao IV Congresso da Internacional Comunista, alertou os restantes partidos para não adoptarem acriticamente as fórmulas bolcheviques: "Em 1921, no III Congresso, votámos uma resolução sobre a estrutura orgânica dos partidos comunistas, assim como os métodos e o conteúdo do seu trabalho. O texto é excelente, mas (…) está impregnado do espírito russo. (…) Esta resolução é russa em demasia; traduz a experiência da Rússia".


16.º Congresso da UDP
publicado por . às 00:21

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.