Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

18
Set 06

Monteverdi

 

MOTETES E MADRIGAIS

Motets and Madrigals

 

CONCERTO

 

Coro internacional International Choir

[Pt] [NL] [BE] [FR] [UK]

 

Cantores/Singers: Isabel Frade, Lineke Laks, Anneke Leijdekker, Marion Gruijters, Hetty Jonker, Venetia Caine, Jan Albers, Marianne Salden, Erik Dyckhoff, Martin Houtsma, Carel van Os

 

Direcção Conducted by Jeffrey Skidmore

 

Sexta­feira, 22 Setembro 2006: 21h30

IGREJA S. FRANCISCO

ESTREMOZ

 

Sábado 23 Setembro 2006: 19h00

IGREJA DOS LOIOS

ÉVORA

 

 

Claudio Monteverdi (1567-1643) é um dos maiores compositores da história da música europeia. Viveu entre o final do renascimento e o início do período barroco e o seu trabalho foi determinante para o rumo que a música europeia tomou desde então.

Quem não conhece as famosas Vésperas de 1610 e os madrigais que estão na base da poesia italiana?

Aquilino Coppini, professor em Pavia e amigo do compositor, publicou três volumes de madrigais de Monteverdi e de seus contemporâneos no período 1607 – 1609. De forma brilhante, Coppini introduziu textos religiosos aos IV (1603) e V (1605) libro di madrigali de Monteverdi.

Graças ao trabalho de Coppini, estes madrigais passaram a ser interpretados na igreja, o que foi uma grande vantagem para Monteverdi.

 

Jeffrey Skidmore (Reino Unido) publicou, em notação contemporânea, os motetes derivados destes madrigais (Ex Cathedra, Lichfield). Jeffrey Skidmore é director musical e maestro do conhecido ensemble Ex Chatedra, responsável pela gravação de CDs de música espiritual de Monteverdi (ASV Gaudeamus CD GAU174 e Hyperion CDA 67325; muito bem recebidos pela crítica).

Ex Chatedra é uma presença habitual nos festivais de música antiga do Reino Unido e também da do resto da Europa.

Em 2004, Skidmore leccionou música de câmara na Dartington International Music Summer School, aquela que é, possivelmente, a mais famosa instituição musical nos países de expressão inglesa.

 

 

 

--------    Info:Fundação OBRAS: 268 959 007 obrasart@hotmail.com    ----

publicado por . às 16:39

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.