Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

26
Ago 06

saiu à rua para dar inicio às comemorações dos 166 anos de existência. Desde já os nossos parabéns, a quem  muito tem dado à cultura, na cidade de Estremoz.

 

 

Falar da Sociedade Filarmónica Lusitana é um pouco complicado, pois são 165 Anos de existência, onde sempre se dedicou sem interrupções ao ensino e divulgação da música.

Em breves palavras, vamos ver parte do seu historial:

  • 25 de Agosto de 1840 – É criada a Sociedade Filarmónica Lusitana, ficando com o espólio da Banda Marcial do Batalhão de Voluntários de Estremoz da Senhora D. Maria II.

  • 1875 - Adopta definitivamente o nome de "Lusitana"

  • 1885 - Ganha, em Évora na presença da Família Real, o 1° prémio num certame musical, em que participam todas as filarmónicas do distrito.

  • 4 de Janeiro de 1894, D. Carlos distingue a Sociedade Filarmónica Lusitana, com o galardão de "Real". Passando desde esse momento a denominar-se, "Sociedade Real Lusitana".

  • 1910 - Com a implantação da Republica, passa por momentos conturbados, que quase a levam à sua dissolução.

  • 1915 - Resolvida esta situação, regressa com o nome primitivo de, Sociedade Filarmónica Lusitana de Estremoz e abrilhanta, as Festas do 5º Aniversário da República.

Esta sociedade, continua a formar jovens na área da musica e olhando, para o grupo estava na rua em actuação, bem se podia ver cerca de 10 a 12 jovens, com idades inferiores a 18 anos.

 

A banda da Sociedade Filarmónica Lusitana. apresentou cumprimentos, com um trecho musical à sua congénere União, Município de Estremoz, Regimento de Cavalaria 3, e Sociedade dos Artistas. Tendo sido recebida em todos estes locais, pelos representantes das direcções das sociedades atrás referidas, pelo Vice-Presidente do Município de Estremoz, quanto ao Regimento de Cavalaria nº 3, ninguém se fez representar a nível de comando.

publicado por . às 21:38

Soube este fim.de.semana que a velhinha Banda Luzitana se prepara este sábado que vem para lançar o CD com o apoio da Câmara, parabéns.
António Rosa a 28 de Agosto de 2006 às 18:44

Eu pergunto qual a razao porque quando esta noticia saiu no blog,eu a comentei e o meu comentario nao aparece? Terei dito alguma coisa de mal?? Ou escrevi qualquer coisa que ao moderador do blog nao interessa publicar??
Marlene a 23 de Setembro de 2006 às 14:55

por norma publicamos todos os comentários que nos são enviados desde que não ofendam de alguma forma seja quem for ou que entidade for. Estive a verificar e não existem comentários por aprovar mas se quiser reenviar o comentário eu publico desde que se encontre dentro dos parâmetros acima referidos
webmaster a 24 de Setembro de 2006 às 13:50

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.