Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

11
Ago 06
ULTIMA HORA

Ponto de situação com o incêndio em fase de rescaldo.

Directo às  22:22 SIC Noticias:

José Alberto Fateixa, Presidente do Município de Estremoz, em declarações ea esta estação de televisão, referiu que o plano de emergência municipal foi accionado primeiro dia, com dados que havia em cima da mesa, mobilizando os meios disponíveis para ajudar a cobrir a retaguarda e garantir a logística , o que era fundamental para o combate ao incêndio .
Questionado sobre a eficácia do combate ao incêndio , referiu que questões técnicas ele não sabia, mas a frente de fogo tinha kilometros e quem estava na frente de fogo, fez o melhor possível para resolver a situação.
O essencial no primeiro dia de fogo, foi garantir a segurança de pessoas e das casas e ir combatendo o melhor possível , a frente de fogo.
Alfredo Barroso, Presidente do Município de Redondo, também em declarações à SIC Noticias, disse que a unidade dos municípios , ajudou a resolver este incêndio e que, neste momento a actual preocupação, é que não haja reacendimentos.
Referindo-se à noite anterior, disse que a população da Aldeia da Serra, teve uma dignidade enorme, sem histerismos numa situação destas, e que era uma qualidades dos alentejanos, saberem enfrentar situações adversas.
Referiu que após o rescaldo, os municípios iriam ter que equacionar algumas questões, quer de âmbito florestal e turístico , envolvendo esta situação toda a sociedade civil, tendo principalmente, os municípios de Estremoz e Redondo repensar a serra.
Teceu também as suas suspeitas em relação à origem do fogo,  com uma velha resposta "as bruxas não existem, mas que as há há".
Para finalizar o directo da SIC Noticias,  José Alberto Fateixa, questionado pelas duas presenças de António Costa, Ministro da Administração Interna e de Estado, respondeu que o interesse do primeiro ministro em exercício , era um estimulo para quem tem este tipo de trabalho, Bombeiros, GNR, enfim todos os que de facto estão no terreno e neste caso, o governo empenhou-se, para estar presente.


Segundo os dados do CNOS actualizados às 18:00 continua este incêndio "dominado" desde a 9:36 mantendo-se no teatro de operações 227 Bombeiros, 76 viaturas de combate a incêndios .

Segundo os dados do CNOS actualizados às 10:00 encontra-se este incêndio dominado desde a 9:36 estando no teatro de operações 227 Bombeiros, 76 viaturas de combate a incêndios .

citando a lusa

Incêndios: António Costa reconhece semana "muito difícil" devido aos fogos

Incêndios: Fogo na Herdade da Contenda cercado pelos bombeiros

publicado por . às 09:55

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.