Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

23
Jul 06

                                                    ANGELINA LEIRIAS - Presidente da Junta de Freguesia de Santa Vitória do Ameixial         

Santa Vitória do Ameixial, Freguesia rural do Concelho de Estremoz com uma área de 55,42 Km2 , e uma população de 491 habitantes (dados de 2001). Tem como património a Vila Lusitano-Romana e o Padrão da batalha do Ameixial

Hoje estivemos à conversa com, a Presidente da Junta de Freguesia de Santa Vitória do Ameixial, na sequência de um convite que nos foi endereçado, para assistirmos a uma jornada de trabalho voluntário.

ED - Em que consiste esta jornada de trabalho?

AL - Esta jornada de hoje visa a realização de algumas obras, que a Junta de Freguesia não poderia realizar, pois a verbas de que dispõe não permitiriam que estas obras fossem feitas no mais curto espaço de tempo. As intervenções que estamos a realizar consistem em obras de construção civil, pintura e colocação de mobiliário urbano.

ED - Que custos tem de suportar a Junta, nestas obras?

AL - Os custos que a Junta suporta são única e exclusivamente, os custos dos materiais e o almoço para todos os participantes, já que o trabalho é voluntário.

ED - E quantas pessoas, participam nesta actividade?

AL - Nesta actividade participam 23 pessoas, dos mais diversos escalões etários.

ED - Falou em obras de Construção Civil, que obras se encontram a realizar?

AL - Estamos a construir 18 novas catacumbas, visto que neste momento já não tínhamos disponíveis mais que cinco catacumbas, estamos também a reparar o muro de protecção do cemitério, que foi danificado acidentalmente por uma máquina do Município, quando se procedeu ao arranque de raízes de uma arvore que estava no local, estamos também a proceder à pintura dos muros do cemitério.

ED - Mobiliário urbano?

AL - O mobiliário urbano que estamos a colocar visa melhorar a qualidade ambiental e segurança na freguesia, procedemos à colocação de papeleiras em diversos locais bem como à colocação de um espelho concavo, para melhorar a visibilidade de um cruzamento.

ED - Para finalizar, Como define estas jornadas?

AL - Bem estas jornadas têm como finalidade, envolver a população residente na participação activa dos problemas da sua terra, no trabalho comunitário, em prol das populações  e como é lógico melhorar e conservar o património da freguesia, agradecendo desde já a todos os participantes.

 

publicado por . às 14:55

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.