Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

13
Mai 08

 

Este foi parte do texto que gerou polémica na Assembleia da Republica, entre o CDS-PP e o Primeiro Ministro José Sócrates e que passo a transcrever:

"MINISTÉRIO DA SAÚDE
Decreto-Lei n.º 79/2008
de 8 de Maio
O Decreto -Lei n.º 173/2003, de 1 de Agosto, actualizado pelo Decreto -Lei n.º 201/2007, de 24 de Maio, que estabelece o regime das taxas moderadoras no acesso à prestação de cuidados de saúde, deu cumprimento ao previsto na Lei de Bases da Saúde e definiu os grupos populacionais beneficiários da isenção de pagamento de taxas moderadoras.
No sentido de contribuir para uma maior justiça social e não pondo em causa a racionalização da utilização dos cuidados de saúde, o Governo introduz uma redução de 50 % nas taxas moderadoras a suportar pelos utentes com idade igual ou superior a 65 anos, já que estes são, por norma, os que revelam especial dependência dos cuidados de saúde. Esta medida é agora possível pelo efeito positivo resultante do rigor alcançado na gestão das finanças públicas e, em particular, do Sistema Nacional de Saúde."


Estando publicado o decreto lei que aplica a todos os idosos com mais de 65 anos uma redução nas taxas moderadoras de 50%, o Centro de Saúde de Estremoz continua a não aplicar o disposto na lei, com a escusa que o sistema informático ainda não está adaptado para tal.
Mas o mais curioso, é que quando solicitado pelo utente esta redução anunciada com a pompa e circunstancia pelo nosso governo, o funcionário de serviço, diga ao utente que não tem isenção ( coisa que ele já sabia ) e que, isso é aplicado a outros com menos posses e mais velhos, um facto é que o utente em causa tem 85 anos, ganha pouco mais que o SMN e foi reformado com 70 anos, o funcionário deve desconhecer que a alteração legislativa está em vigor. Na realidade este utente nunca pediu a isenção, mas agora beneficiando de uma redução de 50%, vê-se privado da mesma porque, ou se alega desconhecimento ou não se alterou o sistema informático.
Portanto, apelo aos idosos do concelho de Estremoz com mais de 65 Anos, que guardem os respectivos comprovativos e dentro de algum tempo, dirijam-se ao Centro de Saúde de Estremoz e peçam o reembolso dos montantes em causa pelo não cumprimento da lei.

publicado por . às 14:53

09
Mai 08

Penso que este título, será o mais adequado quando se colocam sinais de Trânsito Proibido à esquerda, contra todos os normativos inseridos no Código da Estrada, mas o mais grave é que amanhã é sábado, será uma rasteira para quem por desconhecimento do sinal, se depare com um convite da autoridade para proceder ao pagamento de uma multa?
Mas este sinal à esquerda, ainda tem um outro problema é que, quem vem do lado da shell se fizer a curva à esquerda nem acha o sinal, pois ele fica fora do ângulo de visão.

Fica o reparo e a sugestão para a colocação do lado direito do respectivo.

 

 
publicado por . às 18:12

 

 

Jorge Gambutas e Fátima Gambutas, levam a efeito em Marvão uma exposição de Pintura e Artesanato Urbano de 01 a 31 de Maio no Posto de Turismo de Marvão

Fazemos também referencia, à terceira Feira de Artesanato a levar a efeito nos próximos dias 17 e 18 de Maio no Parque das Nações, onde estará representada a artista acima referenciada, para mais informações consultar o link abaixo.



 

 


 


 


 


 


 


"A Bolotinha"Para mais consulte o Blog
http://www.artesanatomeufati.blogspot.com/

 

 
publicado por . às 09:08

07
Mai 08

Esta nova palavra bem fresquinha, é como posso reagir à nova e encapotada Constituição Europeia, disfarçada de Tratado de Lisboa.
Digo isto porque o Presidente da Republica Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, vai promulgar no próximo dia 9 de Maio de 2008 este tratado, sem que os Portugueses tivessem sequer debatido o assunto, ao que parece em Portugal, a terra do "PORREIRO PÁ", resolveu a questão entre os sociais democratas que abandonam o País quando o barco está a afundar, contrariando a velha máxima de que "o comandante do navio é o ultimo a abandoná-lo" e os novos sociais democratas, que desconheciam um déficite antes de serem eleitos e depois a coberto do banco central, vêm armados em santinhos a dizer que temos de apertar o cinto mais um ou dois furos, pois estamos à beira da catástrofe económica.
Esta Republica, que mais parece uma Republica de frutos tradicionais da Madeira (sem ofensa para os Madeirenses pois não têm culpa de ter lá Bananas), em que tudo se aprova em detrimento da nossa pseudo democracia, em que até temos uma constituição que ainda vai garantindo a democraticidade do estado,na defesa dos mais elementares direitos das populações.
Hoje, com o "tendencialmente" introduzido na nossa constituição, perderam-se direitos como a Saúde, a educação, no entanto nos processos legislativos que se têm efectuado, o compadrio, a delação, têm progredido ao ponto de muitas vezes já não se confiar no vizinho ou no colega de trabalho, que, à custa destes factores, os utiliza para poder progredir na sua vida. Fazendo-nos esta situação regredir no espaço e no tempo, aos velhos tempos da PIDE.
Hoje, cada vez mais se denota uma determinada arrogância no poder decisivo da nossa sociedade em que se esqueceram os valores humanos e de sociedade, renascendo o autoritarismo de quem decide, limitando muitas vezes a capacidade de intervenção pessoal de cada cidadão.
Em relação ao Tratado de Lisboa, mais uma vez esta decisão passa ao largo dos Portugueses que vão sofrer na pele, o caminhar a passos largos para a Globalização que está em curso, gostaria apenas de voltar a trás, ao século XX e relembrar, que ai foram feitas duas tentativa de globalização e descambaram, em duas guerras Mundiais,
Portugal, foi na ultima década do século XX um parceiro convicto para a guerra dos auto intitulados policias do Mundo, quando um dos "Porreiros" assinou nas Lajes um pacto de guerra, que teria o seu inicio dias depois. Autorizando de cruz ou de olhos vendados o ceder do espaço aéreo para o transporte de presos políticos ou de guerra como lhe chamam, para uma das suas bases militares e agora dizem que desconhecem, como desconhecem a passagem pelo nosso espaço aéreo dos aviões de combate para o Iraque, pena è que estes pássaros fazem barulho e eu bem os ouvi na calma da noite, neste Alentejo onde o ruído a essas horas vai sendo muito pouco.
Este tipo de decisões tomadas enquanto poder, são aquilo que se chama o primeiro passo para a globalização, até da guerra.

publicado por . às 15:44

06
Mai 08

Ao abrir o sapo, dei de caras com uma cara que me parecia conhecida e que depois de fazer a respectiva verificação, tinha razão era de facto uma cara Estremocense, nem mais que a vencedora do concurso Miss Juvemoz 2007 - Ana Fragoso. Fica a referência a uma das eleitas de Abril. Clique aqui para aceder ao site da MAXMEN

publicado por . às 22:34

05
Mai 08

 


ASSUNTOS TRATADOS:


1 - Foi deliberado, celebrar Contrato-Programa com o COA-Clube de Orientação e Aventura, com vista a apoiar de forma conjunta com a Federação Portuguesa de Orientação, os Campeonatos Nacionais de Estafetas, Distância Média e Longa Distância de Orientação, que decorrerá neste Concelho nos dias 1, 2, 3 e 4 de Maio próximo, nas localidades de Estremoz, Evoramonte e Veiros.


2 - Foi deliberado, aprovar a celebração do protocolo da gestão da viatura lava – contentores, cujos Municípios intervenientes são Borba, Vila Viçosa, Redondo e Estremoz e em que, nos termos do seu ponto 2, estão afectos aquela viatura 3 dias semanais para a cidade de Estremoz.


3 - Foi deliberado, aprovar o protocolo a celebrar com a Escola Secundária Rainha Santa Isabel – Estremoz com vista à realização de estágio não remunerado para 4 alunos, do curso de Jardinagem e Espaços Verdes, daquela Instituição de Ensino e cujo objectivo será estabelecer as actividades a desenvolver pelos formandos durante a formação prática em contexto real de trabalho.


O Gabinete de Imprensa imprensa@cm-estremoz.pt

Nota de imprensa Nº 328 de 05 de Maio de 2008
publicado por . às 15:52

03
Mai 08

Hoje cerca das 13:00 no Pavilhão B do parque de feiras e exposições de Estremoz, no decorrer do penúltimo dia de FIAPE 2008, foi realizada a apresentação dos candidatos do CDS-PP, às eleições aos órgãos Autárquicos a decorrer no próximo ano. Foi apresentado no actual quadro legislativo os Candidatos cimeiros das listas concorrentes à Câmara Municipal, Dr Assis e Santos e para a Assembleia Municipal, António Garcia. Gostaríamos de relembrar que está previsto uma alteração ao actual quadro legislativo que regula as eleições autárquicas, pelo que poderá haver alterações no que diz respeito à Assembleia Municipal.

publicado por . às 16:07

 


Dia 3 de Maio (SÁBADO) – Entrada 2€


08h30 – Passeio a Cavalo FIAPE 2008. Concentração:

8h30 – Zona Industrial, em frente ao Restaurante João do Cantinho.Organização: Associação Hípica de Estremoz


10:00 – XXII Concurso de Ovinos Ille de France


11:00 – Abertura da Feira.


11:00 –“A vacinação conjuntival contra a Brucelose, como medida de controle da doença”, pelo Dr. Pina da Fonseca, da Direcção Geral de Veterinária

Auditório do Parque de Feiras e Exposições


14h00 – Jogo de Rugby, no Estádio Municipal – Organização: Rugby Estremoz Clube


23:00 – Espectáculo Musical com JORGE PALMA, no Palco Principal.


01:00 / 04:00 Espaço Jovem – Discoteca e Bares.(Organização: CERCIESTREMOZ)
publicado por . às 09:06

 


Foi apresentado em Estremoz o Dispositivo de combate a incêndios para o Distrito de Évora, pelo sr Ministro da Administração Interna. Estiveram presentes as mais diversas entidades civis e militares, corpos de Bombeiros Voluntários do Distrito, Sapadores Florestais, Canarinhos, GNR, Brigada de Transito, PSP e CVP Évora.

Esta cerimónia pautou-se pela indignação de muitos dos presentes, por estarem representados nesta cerimónia todos os corpos voluntários de prevenção e incêndio, mas ter havido discriminação, em relação a alguns corpos de intervenção da Cruz Vermelha. As delegações de Redondo, Estremoz e núcleo de Vila Viçosa, foram esquecidas e excluídas desta força de intervenção. Gostaria pessoalmente de protestar como voluntário da CVP 50ª delegação e uma das mais antigas do Alentejo, que também não vi de bom grado que para a Direcção Nacional da CVP, tenha indicado apenas como contacto no Distrito a CVP de Évora, com apenas um década de existência activa, preterindo todas as outras que até hoje sempre têm honrado o bom nome da Instituição Cruz Vermelha Portuguesa.

Outra das questões que coloco à Direcção Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa é a seguinte: Sendo a cerimónia em Estremoz, não existia competência na Delegação de Estremoz para se fazer representar?

Penso que o convite, deveria ter sido efectuado a todas as delegações/núcleos do Distrito, para estarem presentes à semelhança do que aconteceu com os corpos de Bombeiros Voluntários e não sermos como material descartavel, que se usa e deita fora, só se lembrando que existem estas delegações, em caso de catástrofes como foi o caso do incêndio da Serra d'Ossa.
publicado por . às 00:04

02
Mai 08

 


Dia 2 de Maio (6ª FEIRA) – DIA DO ARTESÃO – Entrada 2€


12:00 – Abertura da Feira.


13h00 – Encontro de Carros Antigos – Junto à Câmara Municipal

Organização: Auto Clube de Olivença (Espanha).


17:30 – Convívio entre os Artesãos presentes na XXVI Feira de Artesanato.


23:00 – Espectáculo Musical com ANJOS, no Palco Principal.


01:00 / 04:00 Espaço Jovem – Discoteca e Bares.(Organização: CERCIESTREMOZ)
publicado por . às 16:19

01
Mai 08

O mundo sindical está a perder todos os dias a credebilidade, no que diz respeito à sua identidade politico-social. Há dias visitei uma página, ( Blogue) de uma comissão sindical e fiquei confuso com os links que apresentavam. Sendo o STAL filiado na CGTP-IN e como seria lógico, ligações à UGT seriam impensáveis, ainda mais que agora o distrito tem uma nova Direcção Regional, que todos sabemos está afecta a um determinado sector politico-partidário. O facto, é que isso não acontece no caso do blogue da Comissão Sindical do STAL Alandroal, onde pomposamente ao lado da ligação ao STAL Nacional, está o link para o STE da UGT. Em que ficamos, a Comissão Sindical do Stal de Alandroal, está na CGTP com vontade de pertencer à UGT? Ou anda a sonhar com o regresso do PREC e da UNICIDADE SINDICAL, ao bom modo do sistema Cubano ou da eis URSS.


ver imagem abaixo
publicado por . às 14:26

 

publicado por . às 14:26

 


Hoje é quinta feira da espiga e Feriado na Cidade de Estremoz fica aqui a simbologia associada a cada elemento do ramo:

Espiga – Pão

Malmequer – Ouro e prata

Papoila – Amor e vida

Oliveira – Azeite e paz

Videira – Vinho e alegria

Alecrim – Saúde e força
publicado por . às 14:25

 


Dia 1 de Maio (5ª FEIRA – Feriado Nacional) – DIA DE ESTREMOZ – Entrada 2€

10:00 – XVII Concurso Nacional Jovens da Raça Limousine - Pavilhão C.

11:00 – Abertura da Feira. 11h00 – 12h00 – 16h30 – 18h30 (Pavilhão Desportivo Municipal)Torneio de Hóquei em Patins Feminino “Cidade de Estremoz” – FIAPE 2008, Organização: Câmara Municipal de EstremozApoio: C.D.A. Externato S. Filipe

Campeonato Nacional de Estafetas a realizar em Veiros (1 a 4 de Maio)

Troféu OriEstremoz - Parque - a realizar dentro do centro histórico da Cidade de Estremoz (local) (1 a 4 de Maio)

Troféu OriEstremoz - Distância Média - a realizar em Veiros (Taça de Portugal) (1 a 4 de Maio)Campeonato Nacional de Distância Longa a realizar em Evoramonte (Taça de Portugal) (1 a 4 de Maio)Programa Oficial em: http://www.coa.com.pt/calendario.htmOrganização: Clube de Orientação e Aventura e Câmara Municipal de Estremoz

16:00 – ESTREMOZ DANÇA - Espectáculo de Dança, no Palco Principal.

- D4F

- Escola de Ballet do Orfeão de Estremoz – Tomaz Alcaide

- Ginarte - Ginásio da Cruz Vermelha de Estremoz

- Grupo de Dança da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz

- Renascer

18:00 – Entrega dos Prémios do Concurso de Bovinos da Raça Limousine - Pavilhão C.

18:00 – Lançamento do Livro “Em Voz Alta”, da autoria de José Gonçalez, numa edição da Câmara Municipal de Estremoz.Auditório do Parque de Feiras e Exposições.

22:00 – ESTREMOZ FADO – Espectáculo de Fado, no Palco Principal. - José Gonçalez- Maritina- João Caldeira- Silvino Sardo

01:00 / 03:00 Espaço Jovem – Discoteca e Bares.(Organização: CERCIESTREMOZ)
publicado por . às 01:24

30
Abr 08

 


Dia 30 de Abril (4ª FEIRA) – Entrada 2€


12:00 – Abertura da Feira.


19:00 – “Boas Práticas Parasitárias”, pelo Dr. Rui Lopes com o Apoio da Merial

Auditório do Parque de Feiras e Exposições


23:00 – Espectáculo Musical com JUST GIRLS, no Palco Principal.


01:00 / 04:00 Espaço Jovem – Discoteca e Bares.(Organização: CERCIESTREMOZ)
publicado por . às 01:09

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

correio para mim, é aqui ADVALOREM ALENTEJANICES ALENTEJO SAPIENTIA ALTO DA PRAÇA ANABELA SARAMAGO TEMPLO DO GIRALDO ARTESANATO MEU BLOG DE NOTAS JORNAL BRADOS DO ALENTEJO CANO ON LINE CARREIRAS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CIDADELA DE ESTREMOZ STAL ESTREMOZ SINTAP CLUBE DE FUTEBOL DE ESTREMOZ CLUBE DE FUTEBOL DE ESTREMOZ JORNAL ECOS ESTOU NA SESTA ESTREMOZ CULTURA ESTREMOZ EM DEBATE no Blogspot ESTREMOZ O FUTURO É HOJE ESTREMOZNET ESTREMOZ SOEIRO ETZ EVENTOS EU TU E O GADANHA GAMBUTAS TEAM GERAÇÃO XXI HOJE APITO EU HOQUEI JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA - ESTREMOZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ KONTRA FACTOS E KONTRA FEITOS KRUZES KANHOTO 1 KRUZES KANHOTO 2 LOMOCLUBE DE ESTREMOZ MÃO NEGRA DE ESTREMOZ MÃO NEGRA DE ESTREMOZ O CASTELO NÃO FOGE PICALIMA PLANICÍE DOURADA REVISITAR A EDUCAÇÃO RADIOMODELISMO ESTREMOZ TORRE ESTREMOZ VEÍCULOS CLÁSSICOS ESTREMOZ ZÉ DE MELLO CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA DECLARAÇÕES ELECTRÓNICAS DIÁRIO DA REPUBLICA ELECTRÓNICO GOVERNO PORTUGUÊS
subscrever feeds