Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

29
Mar 08

Marx moderno no Século XXI
2. Unidade fundada numa luta de ideias viva e polémica

Lénine não confundiu rigor teórico e firmeza de princípios com rigidez, dogmatismo ou monolitismo. Defendeu e praticou uma concepção viva de centralismo democrático, patente nas inúmeras polémicas com os mencheviques, em maioria ou em minoria na direcção e nos congressos. Mesmo depois da constituição dos bolcheviques como partido independente (1912) as polémicas continuaram, dentro e fora do partido: sobre a natureza do imperialismo como estado supremo do capitalismo; contra o governo provisório e todo o poder aos sovietes - táctica exposta nas Teses de Abril, em polémica com a maioria do CC, incluindo Stáline. No Verão de 1917 promoveu a entrada de Trotsky (até aí centrista) directamente para o CC bolchevique, apesar das ásperas polémicas que tiveram e continuariam a ter - paz de Brest-Litovsk, sindicatos, etc.
Só numa situação de excepcional gravidade, como a denúncia pública da data da insurreição de 25 de Outubro, Lénine exigiu a expulsão de Kamenev e Zinoviev; mas, já depois da vitória, esta não foi aceite pelo CC e Lénine continuou a conviver com eles no partido e na direcção. É verdade que o 10.º Congresso do Partido Bolchevique (1921) exigiu a dissolução das fracções organizadas - Oposição Operária, Centralismo Democrático, etc. - "sob pena de expulsão imediata do partido", considerando-as "um luxo inadmissível" numa Rússia saída da guerra civil, enfrentando a revolta de Kronstad e a fome generalizada. Mas nada autorizava que esta decisão excepcional (1) fosse transformada em lei e fizesse escola no PCUS e no MCI, muito para além deste contexto.
Aliás, o próprio Lénine, no último relatório ao IV Congresso da Internacional Comunista, alertou os restantes partidos para não adoptarem acriticamente as fórmulas bolcheviques: "Em 1921, no III Congresso, votámos uma resolução sobre a estrutura orgânica dos partidos comunistas, assim como os métodos e o conteúdo do seu trabalho. O texto é excelente, mas (…) está impregnado do espírito russo. (…) Esta resolução é russa em demasia; traduz a experiência da Rússia".


16.º Congresso da UDP
publicado por . às 00:21

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

correio para mim, é aqui ADVALOREM ALENTEJANICES ALENTEJO SAPIENTIA ALTO DA PRAÇA ANABELA SARAMAGO TEMPLO DO GIRALDO ARTESANATO MEU BLOG DE NOTAS JORNAL BRADOS DO ALENTEJO CANO ON LINE CARREIRAS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CIDADELA DE ESTREMOZ STAL ESTREMOZ SINTAP CLUBE DE FUTEBOL DE ESTREMOZ CLUBE DE FUTEBOL DE ESTREMOZ JORNAL ECOS ESTOU NA SESTA ESTREMOZ CULTURA ESTREMOZ EM DEBATE no Blogspot ESTREMOZ O FUTURO É HOJE ESTREMOZNET ESTREMOZ SOEIRO ETZ EVENTOS EU TU E O GADANHA GAMBUTAS TEAM GERAÇÃO XXI HOJE APITO EU HOQUEI JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA - ESTREMOZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ KONTRA FACTOS E KONTRA FEITOS KRUZES KANHOTO 1 KRUZES KANHOTO 2 LOMOCLUBE DE ESTREMOZ MÃO NEGRA DE ESTREMOZ MÃO NEGRA DE ESTREMOZ O CASTELO NÃO FOGE PICALIMA PLANICÍE DOURADA REVISITAR A EDUCAÇÃO RADIOMODELISMO ESTREMOZ TORRE ESTREMOZ VEÍCULOS CLÁSSICOS ESTREMOZ ZÉ DE MELLO CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA DECLARAÇÕES ELECTRÓNICAS DIÁRIO DA REPUBLICA ELECTRÓNICO GOVERNO PORTUGUÊS