Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

26
Ago 06

saiu à rua para dar inicio às comemorações dos 166 anos de existência. Desde já os nossos parabéns, a quem  muito tem dado à cultura, na cidade de Estremoz.

 

 

Falar da Sociedade Filarmónica Lusitana é um pouco complicado, pois são 165 Anos de existência, onde sempre se dedicou sem interrupções ao ensino e divulgação da música.

Em breves palavras, vamos ver parte do seu historial:

  • 25 de Agosto de 1840 – É criada a Sociedade Filarmónica Lusitana, ficando com o espólio da Banda Marcial do Batalhão de Voluntários de Estremoz da Senhora D. Maria II.

  • 1875 - Adopta definitivamente o nome de "Lusitana"

  • 1885 - Ganha, em Évora na presença da Família Real, o 1° prémio num certame musical, em que participam todas as filarmónicas do distrito.

  • 4 de Janeiro de 1894, D. Carlos distingue a Sociedade Filarmónica Lusitana, com o galardão de "Real". Passando desde esse momento a denominar-se, "Sociedade Real Lusitana".

  • 1910 - Com a implantação da Republica, passa por momentos conturbados, que quase a levam à sua dissolução.

  • 1915 - Resolvida esta situação, regressa com o nome primitivo de, Sociedade Filarmónica Lusitana de Estremoz e abrilhanta, as Festas do 5º Aniversário da República.

Esta sociedade, continua a formar jovens na área da musica e olhando, para o grupo estava na rua em actuação, bem se podia ver cerca de 10 a 12 jovens, com idades inferiores a 18 anos.

 

A banda da Sociedade Filarmónica Lusitana. apresentou cumprimentos, com um trecho musical à sua congénere União, Município de Estremoz, Regimento de Cavalaria 3, e Sociedade dos Artistas. Tendo sido recebida em todos estes locais, pelos representantes das direcções das sociedades atrás referidas, pelo Vice-Presidente do Município de Estremoz, quanto ao Regimento de Cavalaria nº 3, ninguém se fez representar a nível de comando.

publicado por . às 21:38

Soube este fim.de.semana que a velhinha Banda Luzitana se prepara este sábado que vem para lançar o CD com o apoio da Câmara, parabéns.
António Rosa a 28 de Agosto de 2006 às 18:44

Eu pergunto qual a razao porque quando esta noticia saiu no blog,eu a comentei e o meu comentario nao aparece? Terei dito alguma coisa de mal?? Ou escrevi qualquer coisa que ao moderador do blog nao interessa publicar??
Marlene a 23 de Setembro de 2006 às 14:55

por norma publicamos todos os comentários que nos são enviados desde que não ofendam de alguma forma seja quem for ou que entidade for. Estive a verificar e não existem comentários por aprovar mas se quiser reenviar o comentário eu publico desde que se encontre dentro dos parâmetros acima referidos
webmaster a 24 de Setembro de 2006 às 13:50

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

correio para mim, é aqui ADVALOREM ALENTEJANICES ALENTEJO SAPIENTIA ALTO DA PRAÇA ANABELA SARAMAGO TEMPLO DO GIRALDO ARTESANATO MEU BLOG DE NOTAS JORNAL BRADOS DO ALENTEJO CANO ON LINE CARREIRAS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CIDADELA DE ESTREMOZ STAL ESTREMOZ SINTAP CLUBE DE FUTEBOL DE ESTREMOZ CLUBE DE FUTEBOL DE ESTREMOZ JORNAL ECOS ESTOU NA SESTA ESTREMOZ CULTURA ESTREMOZ EM DEBATE no Blogspot ESTREMOZ O FUTURO É HOJE ESTREMOZNET ESTREMOZ SOEIRO ETZ EVENTOS EU TU E O GADANHA GAMBUTAS TEAM GERAÇÃO XXI HOJE APITO EU HOQUEI JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA - ESTREMOZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ KONTRA FACTOS E KONTRA FEITOS KRUZES KANHOTO 1 KRUZES KANHOTO 2 LOMOCLUBE DE ESTREMOZ MÃO NEGRA DE ESTREMOZ MÃO NEGRA DE ESTREMOZ O CASTELO NÃO FOGE PICALIMA PLANICÍE DOURADA REVISITAR A EDUCAÇÃO RADIOMODELISMO ESTREMOZ TORRE ESTREMOZ VEÍCULOS CLÁSSICOS ESTREMOZ ZÉ DE MELLO CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA DECLARAÇÕES ELECTRÓNICAS DIÁRIO DA REPUBLICA ELECTRÓNICO GOVERNO PORTUGUÊS