Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

23
Set 05
IMAG0052.JPG


A escola Secundária de Estremoz teve o seu nascimento corria o ano de 1924, adoptando o nome de: Escola de Artes e Ofícios de Estremoz. Localizada  no primeiro andar do edifício onde se encontra actualmente o Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho. Os seus professores  à altura, exerciam gratuitamente.


Nos anos trinta adquiriu o estatuto de Escola Industrial e mudou de instalações para a Rua da Pena, onde se situa hoje em dia o Centro Paroquial de Santa Maria, sendo atribuído como designação à escola o nome de: Escola Industrial António Augusto Gonçalves.


Nos finais dos anos quarenta início dos anos 50, eis que se muda de novo para o largo do castelo, agora para a antiga sala de armas de D. João V, ai ficando até 1964 tendo nesta altura cerca de 500 alunos.


O actual edifício foi inaugurado no dia 13 de Abril de 1964, embora estivesse concluído desde 1962,  adoptou o nome de Escola Industrial e Comercial de Estremoz.


Com os anos setenta muda de nome para Escola Secundária de Estremoz, após a anexação da Secção Liceal de Estremoz do Liceu Nacional de Évora.


Em 1987 volta a mudar de nome para o que hoje ostenta e passa a chamar-se Escola Secundária Rainha Santa Isabel. (este texto foi baseado na história da escola)


O porquê de todo este texto?


É que com agrado reparei hoje na montagem duma grua no espaço da Escola, dai ser levado a pensar que finalmente a escola vai ser concluída ao nível do seu edifício central quarenta e um anos depois de ser inaugurada. Peca por ser tarde mas como se costuma dizer mais vale tarde que nunca. Ao que pude apurar serão mais dez salas de aulas e no R/C será uma área polivalente.



 




publicado por . às 12:32

Pode-se ler hoje no PÚBLICO: "Escolas secundárias vão ter mais cursos técnicos para diminuir abandono escolar"____________
"Para tal, estes "cursos vocacionais" vão também funcionar em instalações de uma outra escola pública de Lisboa, na escola Rainha D. Leonor, em Estremoz, e num outro estabelecimento de ensino público do Porto, a escolher entre duas escolas candidatas: Oliveira Martins e Infante D. Henrique."________Parece que alguem se mexeu e felizmente não se concretiza-se o disparate de destruir as instalações das oficinas. Garanto, de fonte segura, que quem se mexeu não foi o Deputado do PS José Alberto Fateixa.
António José Pinheiro Mourato
</a>
(mailto:antonio__jose@sapo.pt)
Anónimo a 25 de Janeiro de 2006 às 15:32

O AJPM TEM RAZÃO. ANDAMOS A BRINCAR? ANDÁMOS A BRINCAR OU SEMOS BRINCALHÕES?AJPM TEM RAZÃO
</a>
(mailto:OMOLAVAMAISBRANCO@IOL.PT)
Anónimo a 31 de Outubro de 2005 às 19:39

O Dr. Moisés quem o conhece sabe que é "laranja" e com este governo PS, o Sr, xupa no dedinho e tal. Luise
</a>
(mailto:luiselouka@mkb.com)
Anónimo a 28 de Outubro de 2005 às 01:07

Estas obras, não sei se sabem, mas estão a perturbar e de que maneira o normal funcionamento da escola. O ruído é ensurdecedor, os alunos não ouvem os professores e vice-versa. Mais uma mostra do ensino em Portugal, e particularmente em Estremoz, no seu "melhor"! Aqui a comunicação fica para depois, os alunos para depois, o ensino que espere porque está óptimo e as obras teêm que ser agora, pois antes foram as férias de três meses, mas não houve tempo. Para isto tenho uma proposta: Vão todos de férias mais uns meses, incluído o concelho executivo,ou passivo, e fechem a escola para obras. Pode ser que subam uns lugares no ranking/performance das escolas nacionais. luis condinho
(http://+++++++++++++)
(mailto:luiscondinho@sapo.pt)
Anónimo a 30 de Setembro de 2005 às 22:00

O Dr. Moisés, tem espaço aberto caso queira responder. o espaço é seu!entejo
</a>
(mailto:entejo@sapo.pt)
Anónimo a 29 de Setembro de 2005 às 22:27

O Dr. Moisés terá uma palavra a dizer. Porque não questioná-lo sobre o assunto.Marco G.
</a>
(mailto:marcogal@gmail.com)
Anónimo a 29 de Setembro de 2005 às 22:03

precisamos de um advogado já, que seja dos "nossos" do empo da EICE, que faça uma providência cautelar já.vidosim
</a>
(mailto:vidosim@sapo.pt)
Anónimo a 26 de Setembro de 2005 às 12:26

O que vai ali ser criado pouca gente sabe! Acerca da destruição do espaço ocupado pelas oficinas da Escola Secundária (antiga Escola Industrial e Comercial), parece que para construir um pavilhão desportivo, uma coisa sei: é que apareceu há tempos uma fotografia no "Brados do Alentejo" de um secretário ou outro tipo qualquer (de um dos últimos governos - parece que do desporto ou de outra coisa qualquer) a assinar um protocolo para o efeito ao lado do Mourinha. Não posso deixar de perguntar o Homem (Mourinha) sabia mesmo o que é que estava a fazer?António José Pinheiro Mourato
</a>
(mailto:nv082621@netvisao.pt)
Anónimo a 25 de Setembro de 2005 às 01:58

Mas o que é que se vai ali criar?Alem
</a>
(mailto:alem@hotmail.com)
Anónimo a 24 de Setembro de 2005 às 17:16

Infelizmente concretiza-se o disparate de destruir as instalações das oficinas, que mais do que um marco como escreve o "vidosim", são um espaço que ainda está a tempo de ser rentabilizado. Recordo-me de um artigo chamando a atenção para esta problemática há pouco tempo publicado no Jornal "Brados do Alentejo" por Joaquim Leonardo Robalo. Parece que ontem (sexta dia 23) o Sócrates mandou a boca na televisão que os cursos técnicos vão voltar. Então os Socialistas de Estremosz o que dizem? O Deputado José Alberto Fateixa o que faz? Como é? Andamos a brincar? Irão mesmo ser pedidas responsabilidades sobre o atentado que se está a cometer se o mesmo for concretizado. Quem esteja documentado para levantar de imediato uma Providência Cautelar que o faça.António José Pinheiro Mourato
</a>
(mailto:nv082621@netvisao.pt)
Anónimo a 24 de Setembro de 2005 às 02:54

correio para mim, é aqui ADVALOREM ALENTEJANICES ALENTEJO SAPIENTIA ALTO DA PRAÇA ANABELA SARAMAGO TEMPLO DO GIRALDO ARTESANATO MEU BLOG DE NOTAS JORNAL BRADOS DO ALENTEJO CANO ON LINE CARREIRAS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CIDADELA DE ESTREMOZ STAL ESTREMOZ SINTAP CLUBE DE FUTEBOL DE ESTREMOZ CLUBE DE FUTEBOL DE ESTREMOZ JORNAL ECOS ESTOU NA SESTA ESTREMOZ CULTURA ESTREMOZ EM DEBATE no Blogspot ESTREMOZ O FUTURO É HOJE ESTREMOZNET ESTREMOZ SOEIRO ETZ EVENTOS EU TU E O GADANHA GAMBUTAS TEAM GERAÇÃO XXI HOJE APITO EU HOQUEI JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA - ESTREMOZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ JOSÉ GONÇALEZ KONTRA FACTOS E KONTRA FEITOS KRUZES KANHOTO 1 KRUZES KANHOTO 2 LOMOCLUBE DE ESTREMOZ MÃO NEGRA DE ESTREMOZ MÃO NEGRA DE ESTREMOZ O CASTELO NÃO FOGE PICALIMA PLANICÍE DOURADA REVISITAR A EDUCAÇÃO RADIOMODELISMO ESTREMOZ TORRE ESTREMOZ VEÍCULOS CLÁSSICOS ESTREMOZ ZÉ DE MELLO CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA DECLARAÇÕES ELECTRÓNICAS DIÁRIO DA REPUBLICA ELECTRÓNICO GOVERNO PORTUGUÊS
arquivos