Um espaço aberto à opinião desde que respeite a opinião dos outros.

23
Out 05

sobreiro.GIF


(foto: Estremoz em debate)



Com o finalizar da concessão da Portucel na Serra d'Ossa, estamos a assistir ao despir da nossa serra, estando ela cada vez mais desprovida de árvores logo, haverá um impacto ambiental ao nível de uma alteração climática na nossa região. No entanto deveria ser desde já pensado, quer pelas autarquias, quer pelos proprietários que se encontram na sua área, uma forma de consolidar o reflorestar da mesma, com espécies que se encontram no nosso seio há séculos, estou a falar do montado de sobro e azinho. Espécie que devido a um vírus, tem estado a reduzir o seu povoamento a sul do Tejo e para que uma espécie não morra, é necessário incentivar a que a mesma seja reproduzida. Penso que os Municípios de Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo,  deveriam conjuntamente tomar uma posição a curto prazo, perante o Ministério da Agricultura bem como do Instituto do Ambiente, com o objectivo da reflorestação desta mancha florestal, plantando sobreiros e azinheiras.


 Estando na ordem do dia a recuperação de recursos hídricos, porque não o Município de Estremoz interceder junto dos organismos acima referidos, para que se avance no sentido de construir a Barragem de Frei Joaquim, agora que se está a proceder ao corte de árvores e consequente remoção de raízes, apenas se teria de expropriar os terrenos e construir a barragem, já que seria uma mais valia para o Município de Estremoz, pois a cidade e algumas freguesias, poderiam ser abastecidas com água transportada por gravidade, reduzindo assim praticamente a zero os custos energéticos, ficando apenas os custos de tratamento.


publicado por . às 00:43

Penso que seria uma boa oportunidade para se estudar a sério a possibilidade de se criar um parque eólico na Serra, medida que defendo.Poderia ser uma fonte de energia para os concelhos da zona dos mármores.Rui RibeiroRui Ribeiro
</a>
(mailto:rppribei@sapo.pt)
Anónimo a 24 de Outubro de 2005 às 19:22

Obrigado pela resposta rápida.e
</a>
(mailto:e@hotmail.com)
Anónimo a 23 de Outubro de 2005 às 17:42

A Serra d'Ossa não pertence às autarquias, pertence à Fundação da Casa de Bragança. Aliás, a visão de que as autarquias tudo devem fazer, ou tudo podem fazer, é algo que está implantado no ADN português, para o bem e para o mal. Aqui as autarquias não podem actuar pois estes terrenos sao privados.
Segundo sei, a Fundação vai reflorestar toda a área com sobreiros, aproveitando os fundos comunitários.
Já agora, gostaria de saber o porquê de cada vez que venho a este site e ao noticias de estremoz, o meu computador bloquear sucessivamente tentativas de intrusão? #### Em relação às tentativas de intusão que surgem, eu já as tinha detectado pois o sistema do contador da miarroba, provoca a entrada de publicidade. Tenho tentado reduzir essas entradas de popup, no entanto vou colocar outro contador que não provoque intusão de outros sites e apenas, faça a contagem de acessos. Agradeço que quando eu mude o contador, me mande uma mensagem a informar se a intrusão deixou de se verificar. Obrigado pelo alerta. O WEBMASTER ####919886
</a>
(mailto:e@hotmail.com)
Anónimo a 23 de Outubro de 2005 às 12:31